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Marketing ou publicidade, qual a diferença?

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Muitas pessoas se confundem sobre qual o papel do Marketing e qual o papel da Publicidade na hora de contratar um serviço de comunicação e, embora elas andem juntas, há de se entender que não são a mesma coisa.

Para um fácil entendimento, vamos então listar as principais diferenças e as principais semelhanças entre as duas áreas.

O que é marketing?

O marketing é um conjunto de atividades que visa entender a atender as necessidades das empresas e seus clientes, analisando-os de forma interdependente e de maneira que permita o planejamento de ações necessárias a fim de atingir os propósitos de um negócio.

Nas palavras de Philip Kotler, renomado estudioso do segmento, “Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais da empresa e do seu público”.

Assim entende-se que o Marketing, basicamente, trabalha sobre o chamado 4Ps:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

É necessário ter em mente que os pontos acima servem como base das atividades do Marketing, mas que os mesmos são constantemente adaptados devido à velocidade do mercado e das tecnologias, sendo necessário a ágil adaptação de todas as atividades do meio para atingir o público da melhor forma possível. Por isso um padrão, uma fórmula de sucesso, inexiste sem antes a realização de uma pesquisa e uma profunda análise de necessidades.

O que é publicidade?

Já a publicidade é uma das “ferramentas” que o marketing utiliza para fazer com que as suas estratégias tomem forma; trata-se de um “materializador” de ideias concebidas pelas estratégias do marketing. Sendo assim, é papel da publicidade propagar as mensagens que o marketing cria para divulgar a imagem de um produto, serviço ou marca.

Semelhanças entre o Marketing e a Publicidade

H3 – Análise de dados e estratégias

Tanto no Marketing quanto na Publicidade, ao contrário do que a maioria pensa, fundamenta seus trabalhos por vastas pesquisas, tabulações de informações, análises estatísticas, interpretações de ideias e padronização de métricas para a previsão de resultados. Caso isso não seja feito, torna-se praticamente impossível prever qual será o resultado obtido com uma ação.

Além disso, é necessário ter habilidade para retirar desses indicadores de resultados dados valiosos e transformá-los em informações determinantes para tomadas de decisão. Dessa forma, é possível encontrar os pontos que devem ser aprimorados e replicar o que está dando certo.

E por que se deve fazer todo esse trabalho antes de realizar qualquer processo?

Basicamente para aumentar as chances de elevar o retorno sobre o investimento aplicado no processo de divulgação da empresa, produto ou serviço. É importante ressaltar que nem tudo que pode ser medido deve ser mensurado, pois nem toda métrica é relevante para todo tipo de negócio.

H3 – Planejamento

Com dados em mãos, tanto o Marketing quanto a Publicidade poderão desenvolver um planejamento de ação bem estruturado, ou seja, embora as áreas tenham objetivos distintos por se encontrarem em momentos diferentes em uma determinada ação, ambas devem contar com um bom planejamento. O motivo é ser mais efetivo para obter melhores resultados.

Público

Ambos os segmentos têm como objetivo final o cliente, seja ele externo ou interno. Ao contrário do que acontecia há alguns anos, hoje o processo parte da necessidade do cliente e termina no desenho da solução, enquanto, antigamente, o processo começava no desenvolvimento de um produto ou serviço e terminava na oferta destes ao cliente.

Ou seja, não se desenvolve mais um produto para depois se encontrar quem pode consumi-lo. Agora é necessário entender a necessidade de uma persona para então desenvolver algo que atenda à sua expectativa e resolva seus problemas, suas dores.

Quando falamos em públicos interno e externo obviamente devemos lembrar que neste caso as atividades têm objetivos diferentes, mas devemos também saber que ambos os segmentos consideram de total importância o valor da imagem da empresa para o público externo quanto a identidade da empresa, para o público interno.

Para saber mais a respeito leia o post: Diferenças entre imagem e identidade corporativa

Diferenças entre o Marketing e a Publicidade

Análise de Resultados

O Marketing e a Publicidade fazem mensuração e análise de resultados, porém, na publicidade, isso acontece muito mais rápido que no marketing. Enquanto a Publicidade trabalha com dados pontuais, o Marketing engloba avaliações mais extensas e abrangentes.

A medição de resultados requer tempo e disciplina, e por esse motivo ter uma agência especializada às vezes é a melhor opção.

Perfil profissional

Na maior parte dos casos, o responsável pelo marketing possui um perfil multidisciplinar, com uma visão mais ampla. É preciso que ele compreenda o mercado, o público-alvo, o produto ou serviço, diretrizes institucionais, a concorrência, ferramentas de controle e qualidade, estratégia, entre outras coisas.

Já o publicitário possui uma visão mais concentrada do processo de divulgação. O seu papel é fundamental para alcançar resultados positivos, mas o perfil do profissional é diferente. Enquanto um tem por obrigação um perfil analítico macro, ou outro deve desenvolver um perfil analítico mais focado.

Importante: isso não significa que um profissional é melhor preparado do que o outro, eles apenas trabalham de formas diferentes e completares. Enquanto um faz análises de uma posição mais abrangente sobre o negócio para poder ver o todo e tomar decisões, o outro, por estar mais próximo dos processos torna-se especialista sobre suas atividades e consegue obter resultados mais significativos.

E são por esses motivos que departamentos de marketing contratam agências de publicidade. Para criar uma equipe completa e vencedora a fim de que, juntos, possam conceber e realizar as chamadas estratégias matadoras.

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