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Passo a passo para criar um plano de marketing digital em micro e pequenas empresas

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Você tem uma micro ou pequena empresa, talvez tenha acabado de abri-la, mas ainda não sabe o que é preciso para começar a executar ações de marketing digital que servirão para trazer mais clientes e fechar mais negócios? Então confira as dicas abaixo e entenda quanto e como investir nesse segmento.

Definir um percentual para ser destinado ao marketing não é uma regra para ser aplicada apenas a grandes companhias, muito pelo contrário. Micro e pequenas empresas devem, sim, investir em marketing. Isso é vital para que elas possam atrair novos clientes e estabelecer um relacionamento com eles.

Mas você, empresário, deve estar se perguntando: no que exatamente devo investir e quanto deve ser esse investimento?

O percentual de investimento depende muito do segmento da empresa. Porém, é aconselhável que seja investido entre 5% e 10% do seu faturamento.

O ponto mais importante desse processo é que o investimento seja contínuo. A consistência da comunicação é um dos maiores segredos que dividem as empresas de sucesso daquelas que sofrem com a variação dos números de vendas.

Como investir em Marketing Digital

1. Tenha uma identidade visual corporativa

Antes de tudo, é importante refletir: como você está apresentando a sua empresa? Qual a primeira impressão que ela está passando? Ela já tem uma identidade visual bacana, um logotipo bem pensado, um cartão de visitas marcante? E suas propostas, você está enviando de que forma? Em um papel timbrado todo estilizado ou apenas em um .doc simples?

Todos esses detalhes são percebidos pelos seus clientes e também podem ser decisivos na hora de fechar um negócio. Com uma identidade visual bem estruturada você transmite credibilidade, atrai a atenção e fixa a marca na mente do seu público.

Por isso, em primeiro lugar, é importante investir em uma identidade visual corporativa. E ter muito cuidado com a qualidade da imagem que pretende passar, pois o sentimento que um cliente tem, quando recebe seu material, é diretamente projetado para a sua empresa, quando ele lembrar de você.

2. Invista em um site

Já pensou o quanto a sua empresa pode estar perdendo por não estar na internet? O mundo digital abre portas para um universo repleto de oportunidades de negócios e clientes em potencial, que estão à procura do seu produto e/ou serviço.

E é por isso que o segundo passo da sua empresa, sem dúvidas, deve ser investir em um site.

Contrate um especialista que desenvolva um site com tudo o que a sua empresa precisa, em uma plataforma rápida, com um design intuitivo e pensado na experiência do usuário.

Lembre-se que esta é sede na sua empresa no ambiente digital.

3. Aposte em serviços que atraiam tráfego para seu site

Mais do que estar presente na internet, sua empresa precisa ser encontrada nos canais onde se encontra o seu público: Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, Youtube. Vai depender muito do perfil de cliente de cada empresa.

No Google, as formas de atrair tráfego para o seu site são o SEO e os links patrocinados.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações com o objetivo de melhorar o posicionamento do site nos buscadores. Com o site bem posicionado, ele também passa a ser encontrado e receber visitas de seus potenciais clientes.

Os resultados orgânicos costumam demorar um pouco mais a aparecer, em torno de seis meses, dependendo do segmento, mas depois que aparecem, crescem exponencialmente e criam uma barreira muito difícil da concorrência superar.

Estar em evidência na primeira página do Google é sinônimo de aumento de vendas e expansão do seu negócio, por isso, uma das nossas dicas é: invista em SEO!

Links Patrocinados

Quem também oferece tráfego qualificado para o seu site são links patrocinados. Diferente do SEO, que demora um pouco mais de tempo, no Ads é só sua campanha entrar no ar que seu site começa a aparecer em destaque no Google e gerar resultados instantâneos.

Entretanto, o investimento em links patrocinados do Google Ads, por exemplo, acaba sendo mais alto se comparado ao SEO, pois nesta modalidade, você paga pelo seu posicionamento destacado.

4. Esteja presente nas redes sociais

Investir em marketing nas redes sociais é primordial. É por meio das redes que seu público poderá ajudar a divulgar sua marca, interagir com ela, recomendar e claro, deixar seu feedback. Elas também podem ser um excelente canal de comunicação e uma forte ferramenta de marketing para atrair novos clientes. Exemplo disso é o NuBank, que usou as redes sociais para se popularizar, principalmente entre o público jovem.

Entretanto, escolha cuidadosamente as redes que sua empresa irá participar ativamente e priorize aquelas onde seu público é mais ativo. Evite as redes da moda que ainda não se firmaram, já que seu recurso é limitado.

Outra questão a se ter em mente é: de nada adianta ter perfis nas redes sociais, se não vai atualizá-los. E de nada adianta postar conteúdo nesses canais, se ele não for relevante para o seu público. Só faz sentido você estar ali, se for acrescentar algo à vida das pessoas que o acessam.  As marcas que se destacam nas redes sociais interagem e criam identificação com público, compartilham conteúdo relevante e têm frequência nas postagens.

Se você não sabe como fazer isso, aconselha-se procurar uma agência especializada.

5. Tenha um blog

Esse é um excelente canal para mostrar que sua empresa é realmente autoridade no assunto. Você pode utilizar o blog para postar conteúdo relevante, com maior profundidade e que vá solucionar problemas de seu público, além de ajudá-lo com questões relacionadas ao seu segmento.

Outro fator importante de se ter um blog é que devido ao movimento de acessos que ele promove, o posicionamento orgânico do site, no Google, começa a ser melhorado, já que um dos fatores que determinam esse posicionamento é a quantidade de visitações que o site recebe.

Pois bem, agora que você tem uma identidade visual, um site para receber seus possíveis clientes, redes sociais com a sua identidade e um blog constantemente atualizados, você terá uma base sólida de marketing digital e certamente notará uma diferença significativa em suas vendas, que possibilitará um crescimento real dos seus negócios. 

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