Seja para contar com ajuda especializada, seja para baratear custos, terceirizar o marketing da sua empresa pode ser uma excelente opção.
Entenda, neste artigo o que é, quais os formatos de terceirização, como e quando isso pode ser feito.
O que é marketing terceirizado?
Contar com uma equipe completa de marketing na sua empresa, em tempo integral, é uma tarefa desafiadora. Profissionais de marketing qualificados estão em alta demanda, e os salários podem ser altos.
Vale lembrar ainda que o marketing é uma das áreas mais extensas do mercado, que atendem desde processos de estratégia e branding a publicidade, propaganda e até pós-venda e comunicação interna.
Além disso, a alta demanda de resultados e pontualidade de entregas exigidas em muitas das estratégias pode demandar equipe extra para cada execução, e é aí que entra a terceirização do marketing.
Isso se dá por meio de parceiros de solução ou agências que oferecem uma gama completa de serviços. As empresas de marketing e comunicação, como são conhecidas, oferecem serviços de alta qualidade, larga expertise, mas sem a cobrança de fornecer proventos em tempo integral aos colaboradores.
Benefícios de terceirizar o marketing
Empresas de todos os tamanhos investem em Marketing para promover e vender sua marca, produtos e serviços. De fabricantes de brinquedos a consultórios médicos, as empresas precisam divulgar o que fazem, como fazem e atender ao público que procura por suas soluções.
Pela amplitude de ação, o trabalho do profissional de marketing é complexo. É preciso entender as necessidades específicas de cada cliente e, ao mesmo tempo, saber como funcionam os recursos e dispositivos para poder atender a toda essa demanda.
E, se sua equipe não for especializada e focada nessas áreas, os seus resultados podem não ser tão bons quanto você espera. É por isso que muitas empresas estão optando por terceirizar seus esforços de marketing, de forma a instaurar uma política mais assertiva de ação dentro de uma empresa ou de completar, de forma menos onerosa, um departamento interno que vem encontrando problemas com a alta demanda.
Ao fazer isso, você garante que profissionais altamente qualificados tomem conta dos seus projetos, aplicando anos de experiência para atender demandas de serviços desenvolvendo materiais em diversas plataformas (online e off-line) para alcançar resultados diferenciados e maior poder de negociação.
Quais equipes de marketing você pode terceirizar?
Praticamente todas. Mas vale ressaltar a importância de se ter pelo menos um especialista ou uma equipe enxuta interna nas empresas.
Esse ou esses profissionais geralmente atuam como mediadores entre as necessidades das organizações em que trabalham e os terceirizados que conceberão e/ou executarão os inúmeros processos para a obtenção do sucesso desejado.
Então fica a critério da empresa contratar diversos parceiros para executar cada serviço específico ou uma agência do tipo full-service, que fornece todos os serviços de marketing em um único lugar.
Quais as equipes são comumente terceirizadas?
Equipes de branding
É fundamental que as empresas desenvolvam e mantenham uma estratégia de posicionamento de marca e imagem consistente.
No estágio inicial de negócios, os empresários não costumam ter recursos para contratar especialistas em branding em tempo integral. E por isso a contratação de uma agência de marketing e branding proporciona a experiência que ele precisa a um preço acessível.
Quando a empresa já tem algum tempo de atividade, essas equipes são empregadas para manter ou mesmo recolocar a imagem das empresas, produtos e serviços em novos patamares, seja por mudanças técnicas, externas ou por estratégias que visam a expansão de mercado.
Enfim, os serviços prestados vão desde a escolha de um nome e desenvolvimento de logotipo até a concepção e execução de estratégias para reposicionamento de uma marca.
Equipes de marketing de conteúdo
Se a empresa deseja impulsionar novos negócios gerando tráfego para o seu site, por exemplo, ela pode usar táticas de marketing de conteúdo para atrair visitantes.
As empresas de marketing de conteúdo terceirizado desenvolvem estratégias de conteúdo, identificam o material necessário para atrair leads e organizam campanhas usando calendários editoriais que podem ser utilizados dentro e fora da internet.
Equipes para gerenciamento de redes sociais
A equipe de redes sociais envia mensagens para plataformas de mídia social, incluindo Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.
Esses especialistas em redes sociais também monitoram as plataformas em busca de menções e conversas iniciadas por seguidores e clientes.
Algumas redes oferecem oportunidades de publicidade paga. Assim, acompanhar as tendências do meio social pode ser complicado, pois requer a experiência de uma equipe de marketing terceirizada para se obter uma cobertura positiva.
Além disso, muitas empresas anunciam online para comercializar seus produtos e serviços, logo, essas equipes também se responsabilizam pela publicidade digital planejando e gerenciando as campanhas a um preço acessível.
Essas funções costumam ser administradas por vários especialistas com experiência em diferentes plataformas de publicidade que então trocam experiências entre si em busca de otimização de resultados.
Equipe de operações de marketing
A implantação de uma campanha de marketing moderna requer know-how e softwares complexos de automação, implantados em campanhas online, redes sociais e publicidade digital.
Essas ferramentas demandam conhecimento especializado para configuração e gerenciamento. E embora muitos profissionais de marketing interno gerenciem esses sistemas, há momentos em que os recursos são escassos tornando-se mais válido terceirizar a função para a obtenção de auxílio de consultores profissionais.
Equipe de marketing analytics
A automação de marketing e as campanhas de publicidade geram muitos dados. Líderes e gestores precisam entender essas informações e recorrer a especialistas em análise de mercado para coletá-las e interpretá-las.
O marketing analytics é um nicho em crescimento e pode ser difícil encontrar esse tipo de profissional para atuar internamente em tempo integral.
Empresas terceirizadas podem entregar fontes valiosas que não estão prontamente disponíveis para a maioria dos profissionais.
Equipe de desenvolvimento e execução de comunicação
Sites, blogs, landing pages, catálogos, e-mails marketing, vídeos, fotos, papelarias, revistas, estandes de feiras, entre tantos outros materiais são peças essenciais para qualquer marca e estratégia comercial.
É por meio dessas peças de comunicação que a empresa provê informações relevantes sobre a instituição, produtos e serviços a fim de convencer o público a pesquisar mais sobre o que ela faz.
Empresas em estágio inicial podem ter um serviço desses?
Construir um novo negócio é um trabalho complexo e estressante. Há muitas decisões a serem tomadas durante o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
No estágio inicial do negócio, os empreendedores geralmente se concentram na criação do produto e não têm tempo ou orçamento para contratar profissionais de marketing em tempo integral que, além de tudo, precisarão de especialistas executores e gerentes de projetos.
Conforme o empresário se prepara para lançar seu produto, o profissional de marketing precisa desenvolver uma séria de ações, que vão além de um simples logotipo, mas que envolve também o seu posicionamento perante o mercado. Uma empresa de marketing terceirizada geralmente lida com o processo que cria desde o logotipo da empresa, guias de estilo de design, website, catálogos, blogs, conteúdos e até auxilia na montagem de estratégias para definir a imagem da empresa e dos produtos perante os clientes.
Motivos para terceirizar o marketing
Como muitas campanhas de marketing não duram mais que dois ou três meses, os serviços terceirizados são uma ótima maneira de implementar essas campanhas e, ao mesmo tempo, ajudar os profissionais de marketing interno a se manterem atualizados.
Mas existem outros motivos para se terceirizar o marketing. Veja abaixo:
1. Obter uma experiência valiosa em marketing
Muitos serviços terceirizados de marketing se especializam em determinado setor ou nicho. Alguns profissionais, por exemplo, trabalham apenas com empresas de tecnologia, outros de construção, alguns são especializados em e-commerce e assim sucessivamente.
Agências podem se especializar em setores ou possuir equipes diferentes para cada segmento, independentemente de onde seus clientes estão localizados.
Outras equipes de marketing terceirizadas se concentram em empresas locais. Eles trabalham com varejistas, profissionais e consultórios médicos em determinada comunidade ou região.
Seja qual for a especialidade, o profissional terceirizado desenvolve uma vasta experiência em suas áreas de conhecimento que não pode ser igualada pela equipe interna, que é focada em uma única empresa ou linha de produtos.
Além disso, os profissionais de uma agência podem trocar experiências entre nichos, o que enriquece as ações e cria novas perspectivas para tornar estratégias inovadoras.
2. Ter mais flexibilidade de orçamento
O mundo dos negócios está repleto de influências externas e riscos, criando para os departamentos de marketing um desafio diário.
Logo, as lideranças empresariais precisam ser capazes de se ajustar a tempos incertos. Terceirizar o marketing permite que essas empresas aumentem ou diminuam suas operações conforme a necessidade, adicionando ou subtraindo serviços dos contratos.
3. Aumentar equipes internas com especialistas
Contratar especialistas em tempo integral costuma ser difícil de justificar quando os orçamentos são limitados. Além disso, treinamentos, períodos de adaptação e curva de conhecimento, entre outros fatores podem gerar gaps de atividades.
Terceirizar o marketing com uma agência ajuda a aumentar as equipes existentes sem comprometer orçamentos limitados.
4. Ter suporte de marketing contínuo
Profissionais de marketing terceirizados estão sempre disponíveis. Agências maiores fornecem gerentes de conta e equipes de suporte para garantir que seus projetos e suas campanhas permaneçam dentro do orçamento.
5. Acesso a alta disponibilidade
O marketing é uma função essencial para todas as empresas, independentemente do tamanho ou do tipo de produto ou serviço que vendam.
Ele aumenta o “awareness” do negócio, gera interesse de clientes em potencial e converte compradores casuais em clientes de longo prazo. Por isso é desafiador contratar um departamento de marketing para uma empresa iniciante ou em crescimento, já que nesses períodos os recursos são escassos e as necessidades ilimitadas.
Ao terceirizar o marketing, as empresas podem crescer sem a carga que novos colaboradores criam com espaço, estrutura, impostos etc.
Se você não sabe por onde começar e como esse tipo de processo pode ajudar a sua empresa a crescer, fale com a nossa equipe.