Conversão em e-mail é sinal de objetivo alcançado quando as pessoas que os recebem realizam a ação que você gostaria (clique, download, cadastro ou compra). Mas será que você está obtendo uma boa taxa de conversão nessa ação? E como saber qual é a taxa de conversão ideal para o seu negócio?
Estratégias de marketing aparecem e desaparecem da noite para o dia, redes sociais também, mas o E-mail Marketing continua sendo a ferramenta base da comunicação via internet, e, embora seu fim tenha sido previsto algumas vezes, os anunciantes desses vaticínios erraram 100% das ocasiões, e o canal continua entregando excelentes resultados.
Isso significa que você tem grande oportunidade de realizar ótimos negócios utilizando essa metodologia, uma vez que o e-mail é um dos principais canais de contato entre cliente e fornecedor em toda a jornada de compra. Então vamos entender como esse tipo de ação funciona e descobrir o retorno que ela pode proporcionar para o seu negócio.
Definindo conversão
Ao contrário do que a maioria pensa, conversão não se resume a venda, mas sim que o usuário realizou a ação que você propôs em sua estratégia, podendo ser um clique, um cadastro, um download, até uma simples curtida.
A taxa de conversão em e-mail, por sua vez, mede o percentual de inscritos na sua base que realizou essa ação. Quanto mais alta for a taxa de conversão, mais eficaz foi a sua campanha. Trata-se, portanto, de um dos indicadores de sucesso de uma campanha de E-mail Marketing.
Citemos desde já que no E-mail Marketing, em especial, as marcas devem nutrir o relacionamento com os consumidores, e não ficar empurrando produtos e serviços o tempo todo.
Por que a conversão em e-mails é tão importante?
Basicamente, a conversão em e-mails mostra se a ação alcançou o seu objetivo, se um determinado cliente está fazendo a sua jornada de compra e se a marca vem alcançando os objetivos almejados pelo marketing.
Dessa forma, a conversão é um indicador sobre a eficácia da campanha de E-mail Marketing, mostrando resultados e ajudando em tomadas de decisão para as próximas atividades.
Atenção para o fato de que a métrica “conversão” é relativa, uma vez que números absolutos podem enganar. Por exemplo: 30 conversões para 300 disparos (10%) é uma ótima conquista, mas para 30 mil (0,1%), nem tanto.
Por isso, é importante também medir a taxa de conversão, que traz essa visão relativa entre o número de conversões e o número de disparos de e-mails feitos.
Além disso, existe uma relação entre a taxa de conversão em e-mail e o ROI (retorno sobre investimento) das suas campanhas. Vamos a mais um exemplo para explicar melhor.
Digamos que você investe R$ 2.000/mês em E-mail Marketing para uma base de 500 inscritos. Em um mês, você converteu 50 pessoas e teve uma taxa de conversão de 10%, o que rendeu R$ 5.000 e um ROI de 250%.
No mês seguinte, você fez ajustes nos envios e conseguiu converter 100 pessoas, o que aumentou a taxa de conversão para 20%, faturou R$ 10.000 e gerou um ROI de 500%. O que isso significa? Com o mesmo investimento e a mesma base de clientes, você conseguiu dobrar o ROI!
Portanto, aumentar a taxa de conversão também significa aumentar o ROI sem mexer no orçamento. Aí está uma grande oportunidade de fazer os seus investimentos renderem mais!
Qual a taxa de conversão ideal para o meu negócio?
Essa é uma das perguntas mais comuns entre empreendedores e profissionais de marketing. A questão é que não existe uma taxa ideal ou uma fórmula que abranja todos os setores de produtos e serviços, e os motivos são inúmeros, indo desde o perfil do público, ao produto que você comercializa e até ao clima quando o destinatário recebe o seu e-mail. Sim, em dias de sol, as conversões são maiores que em dias de chuva. E isso comprova que a matemática nesses casos nem sempre é exata.
Mas é possível ter uma ideia do que esperar, a partir de relatórios como este abaixo, criado pela plataforma Klaviyo:
Segmento | Abertura % | CTR % | Conversão % |
Pet Care | 12.60 | 1.10 | 0.08 |
Artesanatos | 14.20 | 1.80 | 0.13 |
Peças e automóveis | 15.80 | 1.60 | 0.08 |
Beleza e cosméticos | 10.80 | 1.00 | 0.10 |
Eletrônicos | 13.80 | 1.10 | 0.06 |
Roupas e acessórios | 11.40 | 1.30 | 0.08 |
Alimentação | 12.60 | 1.10 | 0.16 |
Casa e Jardim | 12.20 | 1.10 | 0.08 |
Saúde | 12.50 | 1.20 | 0.15 |
Joias e acessórios | 11.60 | 1.20 | 0.09 |
Entretenimento | 17.30 | 1.90 | 0.09 |
Jogos e brinquedos | 13.10 | 1.80 | 0.11 |
Eu já faço e-mail marketing, mas meus e-mails não convertem
Você já está criando e-mails e enviando para a sua base, mas ainda não está tendo as conversões que esperava? O problema pode estar na sua estratégia. Vamos analisar agora alguns motivos que podem prejudicar as conversões das suas campanhas.
1. O conteúdo enviado é interessante/relevante?
Coloque-se no lugar do seu destinatário, pense de forma crítica e imagine se seu e-mail está despertando interesse no seu cliente. Imagine ainda que essa pessoa esteja abrindo seu e-mail no fim do dia, ao final de um expediente, ou em casa, na sua hora de descanso e ainda, que a sua mensagem pode estar no meio de outras 20, 30, 40 mensagens diferentes.
Se você for mais uma marca querendo vender qualquer coisa, há grandes chances de ser ignorada e cair na lixeira. No E-mail Marketing, você precisa apresentar uma proposta de valor clara e relevante para a pessoa, de acordo com a etapa da jornada em que ela se encontra.
Por isso, nem todo e-mail precisa vender. O que ele precisa é ter um propósito para o destinatário naquele momento.
2. O seu e-mail está chegando à pessoa certa?
Quem é o seu público-alvo? Essa pergunta é fundamental para cada envio. Com a internet e as novas tecnologias, não existe mais ação em massa, pois até os supermercados, que fazem aniversário três vezes por ano, já estão segmentando seu público, imagine você que tem um produto ou serviço super específico.
E-mail é um tipo de marketing one-to-one, que precisa conversar com os gostos, dúvidas e problemas de cada pessoa. Então, você pode segmentar cada envio de acordo com os interesses da pessoa, localização, compras anteriores, tempo de inatividade etc.
Segmentar é a palavra-chave para esta etapa do processo.
E, se ainda houver dúvidas, faça uma pesquisa com seus clientes e ex-clientes. Pergunte a eles sobre o que eles gostariam de ler, e vá em frente.
3. A frequência de envio dos seus e-mails está de acordo com o perfil do público?
Qual é a frequência de envios ideal para o seu público? Se você envia um e-mail atrás do outro, pode cansar as pessoas e perdê-las da sua base. Se você envia um e-mail a cada ano, as pessoas não vão nem lembrar quem você é.
Então, defina uma frequência adequada para o seu público e informe aos assinantes quando eles vão receber seus e-mails. Melhor ainda é quando eles mesmos podem escolher a frequência de envio.
4. Você testa os materiais que são enviados?
O assunto escolhido é o melhor? A introdução redigida chama a atenção? O servidor está entregando a mensagem? O dia e a hora de envio são os mais adequados? As imagens escolhidas são atrativas e se relacionam com o assunto? Sua peça tem um CTA convidativo? A dor do cliente está sendo abordada?
Todas essas questões, se não testadas e resolvidas com lógica e estudos podem reduzir as suas conversões. Então teste, pesquise e teste de novo antes de enviar seus e-mails. Para isso, testes A/B são ferramentas fundamentais para aumentar taxas de conversão em E-mails Marketing.
Seguindo os pontos descritos neste artigo você saberá se suas ações de E-mails Marketing estão dando certo ou não.
E caso você ainda queira aprimorar o processo, no próximo post vamos listar dicas de como construir e-mails mais eficientes para seus clientes.