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Empreender é tão difícil como as pessoas dizem?

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Muitas pessoas criam mitos aterradores sobre o empreendedorismo. Os motivos variam de uma simples procrastinação à glamourização do sofrimento, que faz parte da cultura de muitas pessoas que acreditam que para ser digno de felicidade é preciso sofrer. A verdade é que essa “vitimização” não gera resultados e mais, paralisa a trajetória de quem quer ter seu próprio negócio.

Reunimos então uma lista de desculpas que geralmente ouvimos, mas que podem ser refutadas de maneira simples, com análises e dados rápidos. Confira:

A pessoa tem que nascer empreendedora

Acreditar que empreendedores nascem feitos e demonstram desde a infância ou adolescência características importantes para comandar a própria empresa é limitante e irreal. Qualquer pessoa pode empreender e desenvolver competências para isso. Os exemplos são quase infinitos. Quase infinitos também são os cursos que podem lhe ajudar a empreender desenvolvendo habilidades que lhe permitirão ser um grande empresário.

O dono do negócio não pode errar

A ideia de que todo líder é dotado de habilidades extraordinárias e que sempre terá as respostas certas gera uma pressão muito grande nas pessoas, fazendo com que elas tenham medo de errar ou até mesmo de demonstrar dúvidas sobre qual caminho tomar.

Trata-se de um grande erro afirmar que um empreendedor não pode falhar. E o pior é que muitos “manuais de ajuda” escrevem isso como se fosse uma regra. O “erro” na maioria das vezes é na verdade um catalisador de conhecimentos, que projeta um evento bem-sucedido, pois ao cometer erros, você está cada vez mais perto de acertar da próxima vez.

Todo empreendedor é otimista

Essa afirmação é tão absurda que já existe um termo para definir que pessoas positivas demais são nocivas, é o chamado “positivismo tóxico”. Antes de qualquer coisa, um empreendedor tem de ser realista, prever atividades e impactos futuros, analisar riscos e criar oportunidades para contorná-los. Nenhum empreendedor faz isso sendo apenas otimista, mas sim estudando, sendo persistente e paciente.

Vale lembrar ainda que um empreendedor que vive otimista, achando que no final tudo vai dar certo, corre um grande risco de deixar para trás coisas malfeitas, já que a atenção com os detalhes perde lugar para o otimismo que se torna ferramenta de negligência.

Nem toda a energia para abrir um negócio vem do otimismo. Saber dizer ‘não’ é uma das capacidades mais importantes para um empreendedor.

Para crescer é preciso muito dinheiro

A necessidade de ter um grande capital para investir ou para fazer o negócio crescer não pode ser um entrave para o empreendedor. Os maiores estudiosos do setor lembram que dinheiro é importante, desde que na hora certa e do jeito certo. A maioria dos empreendedores começa com recursos próprios, de familiares ou amigos.

Lembre-se que empresas como a Apple, Amazon e Disney nasceram nas garagens de seus fundadores.

Quem chega antes se dá melhor

Aqui, vamos nos render aos ensinamentos de um dos grandes empreendedores de nosso tempo: Steve Jobs. Como todos sabem, o criador da Apple não criou nada, nem mesmo o nome de sua empresa, que foi inspirado na gravadora dos Beatles, que faliu. Ao lado de seu parceiro, o genial Steve Wozniak, Jobs intuiu que a convergência de uma série de inovações semeadas por diferentes empresas (o mouse, a interface gráfica, os ícones etc – todas criações de outras empresas) faria sucesso caso fosse bem “empacotada”.

A supremacia do sistema operacional IOS e de vários produtos vinculados à matriz do velho Macintosh demonstra claramente que, mais do que ter uma boa ideia, o importante é saber como entregá-la.

É preciso crescer rápido

A internet está lotada de “gurus” dizendo que é preciso “escalar suas vendas”, que “se não crescer rápido, não vira”, como se a velocidade de crescimento de uma empresa tivesse alguma coisa a ver com o seu sucesso.

A escala é só uma das formas de você criar e manter um negócio que faça bem para o mundo, não a única. Existem empresas que investem tanto no crescimento que esquecem de fazer a lição de casa. Quantas vezes você já ouviu falar na empresa X e Y que vendeu muito, e que agora não está conseguindo atender aos clientes?

Essas empresas acabam por destruir sua marca e muitas vezes são obrigadas a sair do mercado, acumulando perdas gigantes.

Especialistas sabem tudo

“Gurus de negócios” vivem de dar respostas, mas nem sempre sabem do que estão falando. Por isso, antes de acreditar no seu guru, comece desconfiando de todas as informações que lhe foram fornecidas, e vá atrás de outras opiniões. O que não falta são empreendedores e investidores que nunca fizeram nada significativo, mas que assumem imagens de experts.

Vale aqui um aviso: grande, mas grande parte desses gurus copiam formatos de outras pessoas, ou simplesmente traduzem materiais de outros países/idiomas, o que é mais preocupante ainda, considerando a necessidade de se respeitar as diferenças culturais entre esses territórios.

Empreendedor não tem tempo para nada

Muitas pessoas dizem que um empreendedor precisa trabalhar 24 horas por dia, 365 dias por ano para ver sua empresa crescer. A verdade é que quando você se torna seu próprio chefe, você pode se organizar, ter sua própria agenda e, dessa forma, ser dono do seu tempo.

Obviamente, deve haver responsabilidade ao se fazer isso, e também comprometimento com o negócio, sócios, colaboradores e clientes. Por isso equilíbrio é a palavra mágica. Invista em conhecimento, faça um curso de gerenciamento de tempo. Você poderá ter seu próprio negócio e aproveitar momentos com a sua família, descansar e viajar.

É preciso formação acadêmica específica

Você não precisa estudar negócios ou empreendedorismo para ter uma empresa bem-sucedida. Muitas pessoas que começam sua própria empresa sequer têm diploma universitário, e garanto que muitas delas são pessoas de grande sucesso. Não faltam exemplos.

A educação ajuda, mas isso não é um fator impeditivo. Na verdade, a maioria dos empreendedores não têm um diploma universitário, sendo que apenas um quarto dos empreendedores se formou na faculdade.

Ao mesmo tempo, devemos dizer que ao passo que seu negócio vai crescendo, a necessidade de mais conhecimento vai surgindo, então cursos técnicos passam a fazer parte da sua vida, mas trata-se de um ciclo natural, pois você, como empreendedor, também vai querer conhecer mais sobre processos, como inovar, como administrar seus colaboradores e tudo isso vai tornando a sua empresa cada vez mais forte, sólida e preparada para o futuro.

É preciso ser jovem para começar um negócio

Essa é uma ideia muito antiga, de que para se ter sucesso é preciso começar a empreender muito novo. A idade há muito tempo deixou de ser um limitador para o sucesso, principalmente se tratando de empreendedorismo.

As pessoas talvez tenham restrições sobre como iniciar seu próprio negócio por causa de sua idade, mas isso não é desculpa. Se você não está satisfeito com seu trabalho atual e tem vontade de ser empreendedor é hora de começar a planejar, reunir recursos, pesquisar o mercado e mãos à obra.

Empreendedores têm, em média, entre 40 e 50 anos, e a cada dia essa faixa etária está diminuindo, ou seja, todas as idades estão cada vez mais aptas a abrir seu próprio negócio, uma vez que a diversificação de público vem aumentando.

Agora que você sabe de tudo isso, a pergunta que fica é: o que te impede de conquistar um sonho? Vá em frente.

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