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Impulsionar conteúdos: sim ou não?

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Embora a maioria das empresas acredite que o segredo do marketing digital se restrinja aos conteúdos produzidos e que o trabalho termina quando o material é publicado, a verdade é que a promoção desses materiais é que oferecerá visibilidade real. Quanto mais pessoas você conseguir atrair, maior será o resultado gerado por esse conteúdo.

O que é

Promover um conteúdo envolve as estratégias de divulgação que você emprega para aumentar a visibilidade do material que você está criando, independentemente de que tipo de material seja esse, áudio, vídeo, texto ou foto.

Mas assim como as demais etapas do marketing de conteúdo, a promoção também deve seguir alguns processos como planejamento, execução e mensuração.

Por que fazer

Vamos dizer que se trata de uma distorção do coeficiente oferta e demanda. Considerando a quantidade de conteúdos que a internet produz diariamente, podemos afirmar que há mais oferta que demanda. Sabendo disso, os usuários precisam escolher, dentre tantos conteúdos, qual será aquele em que ele depositará seu tempo.

Agora, lembrando o motivo pelo qual você produz conteúdos, seria válido confiar todo o seu futuro na esperança de que o Google divulgue suas páginas no buscador acima de tantos outros materiais similares ao seu? Principalmente se recordarmos da infinidade de variáveis que podem determinar esse posicionamento?

Esse é o papel da promoção de conteúdo: pegar um atalho para que seus materiais alcancem mais pessoas e gerem mais resultados em menor tempo e de forma mais assertiva.

Com esse raciocínio, não faz sentido promover um artigo para que ele alcance um maior número de pessoas do que ficar produzindo conteúdos incessantemente, atingindo uma mínima fatia do mercado desejado?

E se você então englobar o valor da sua hora-trabalho para produzir um conteúdo e o valor que você investe para divulgá-lo? O que lhe gerará mais retorno?

Entendeu a matemática?

Eu já impulsionei meus conteúdos e não deu resultado

Infelizmente isso acontece bastante. Mas o mais importante é entender o motivo, e esses são os mais comuns:

  1. Falta de estratégia;
  2. Não conhecer exatamente o seu público;
  3. Não ter um objetivo claro;
  4. Conteúdo de má qualidade;
  5. Ausência de regularidade;
  6. Ansiedade por parte de quem está impulsionando;
  7. Conhecimento sobre como as redes funcionam;
  8. Contratação de equipe amadora.

Impulsionar um conteúdo é muito simples. Basta clicar em um botão, colocar o número do seu cartão de crédito e pronto.

Porém, existe um ponto bastante delicado nessa etapa: muitos profissionais que se dizem aptos a realizar tal trabalho, não o são; e muitos empreendedores acreditam poder administrar tais processos julgando erroneamente que as ferramentas não funcionam quando elas não entregam o resultado esperado.

A questão mais importante aqui é ter uma visão real do que se é possível obter com essas ações, ter um conhecimento verdadeiro sobre as soluções ou alguém realmente treinado que o saiba fazer e possa lhe representar.

Por onde começar – criando estratégias para a promoção de conteúdos

Primeiro passo: planejamento

Três perguntas básicas: quem, onde e por quê?

1. Defina a persona que representa o seu público. Você deve saber exatamente quem vai comprar aquilo que você está oferecendo;

2. Sabendo quem você quer atrair, descubra onde esse público está. Qual o canal que ele mais usa e como ele se comunica.

3. Então você definirá o motivo pelo qual você está indo atrás desse público. Para aculturar, vender um serviço ou produto, posicionar a sua marca, dar suporte etc.

Importante:

  • Vale lembrar que esse planejamento deve ser feito antes mesmo de produzir o seu conteúdo, e posteriormente embasar o processo de promoção seguindo as mesmas características.
  • Difundir um material na internet e conquistar milhares de visualizações ou downloads não servem para nada se esse público não representa oportunidades de negócio para a sua marca.

Perfil da mídia

Existem três tipos de mídia para a distribuição do seu conteúdo pela internet:

Canais próprios – onde você fala com quem já conhece a sua marca;

Canais de terceiros – onde você amplia o alcance de influência da sua marca;

Mídias pagas – onde você define o público-alvo com mais precisão para angariar novos leads.

Observação: há também “ações casadas”, como por exemplo, criar um artigo super direcionado como este, publicar no seu canal e divulgá-lo em mídias pagas.

Cuidados com o conteúdo

Embora esta informação seja batida, é muito importante repetir diversas vezes: o seu conteúdo deve ser bom.

Se você escreve artigos superficiais, não entrega valor. Se o seu texto tem erros de português, não passa credibilidade. Se o seu vídeo tem problemas de áudio e luz, não prende a atenção.

Agora sim, siga essas 8 dicas de promoção de conteúdo

1. Divulgue nas redes sociais

As redes sociais têm um alto poder de alcance e engajamento. Então, você não pode desperdiçar essa oportunidade de promoção de conteúdo.

Comece pelos seus próprios canais – Instagram, Linkedin, Pinterest, Youtube, Facebook, por exemplo. Você pode publicar os conteúdos que tenham mais afinidade com o público de cada rede.

Importante: se for pagar para divulgar, não esqueça de amarrar a campanha a uma página que tenha um CTA para reunir dados do visitante, as famosas landing pages.

2. Promova conteúdos para a sua lista de e-mails

Email marketing é um ótimo canal de relacionamento. Você pode entrar na “casa do seu cliente” todos os dias, semanas ou meses (dependendo do perfil do cliente e do negócio).

Para segmentar os envios, você pode perguntar os interesses de cada usuário e enviar atualizações apenas sobre esses assuntos.

Além disso, você pode criar fluxos de email para nutrir leads com conteúdos que os ajudem a tomar sua decisão. Cada conteúdo promovido deve impulsionar a pessoa a avançar no funil de vendas. Assim, você promove os conteúdos e, ao mesmo tempo, direciona os leads até a compra.

3. Publique novos posts e atualizações na página inicial

O seu próprio site também pode ser um canal de promoção de conteúdo. Para aumentar a visibilidade desse material, você pode divulgá-lo na sua maior vitrine: a página inicial do site.

Essa posição do site costuma ter grande visibilidade para novos visitantes, que estão conhecendo a sua marca ou buscando informações sobre ela. Então, quando um conteúdo de qualidade aparece para esse público, você consegue engajá-lo.

4. Entre em contato com mídias e influenciadores

Uma boa parceria pode ampliar muito o alcance do seu conteúdo. Você pode contatar jornalistas de veículos tradicionais, mas também bloggers, youtubers e influenciadores que tenham uma audiência fiel na internet.

A intenção aqui é fazer o seu conteúdo se espalhar pela audiência deles. Para isso, ela precisa ter o perfil de público que você quer alcançar, e o conteúdo deve ser relevante para os veículos e para o público que os acompanha.

5. Transforme seus conteúdos em outros formatos

Sabe aquele artigo de blog que teve bastante sucesso? Experimente transformá-lo em um ebook ou um vídeo. É muito comum encontrar o mesmo perfil de público em lugares diferentes.

6. Fale com pessoas e marcas que você citou no conteúdo

Entre em contato com pessoas ou marcas que aparecem no seu conteúdo para avisar que elas estão lá. Você pode mandar uma mensagem para as marcas que aparecem em destaque onde você dá um depoimento informando que elas mandaram bem. Acredite, elas vão divulgar o seu conteúdo.

7. Comente em blogs, grupos e fóruns

A intenção é gerar tráfego, mas com relevância nas conversas. Comente em blogs, grupos e fóruns para contribuir com sinceridade nos debates. Participe sem links, primeiramente, para construir um relacionamento com a comunidade e ganhar a confiança das pessoas.

Somente depois você inserirá links para promover seus conteúdos, mas apenas quando eles forem relevantes para a conversa e oferecerem um real valor para as pessoas.

8. Mensure os resultados sempre

Toda vez que houver promoção de conteúdo você deve ter conhecimento total do que está acontecendo, por isso, mensurar constantemente os resultados para saber se um determinado conteúdo está sendo acessado lhe dirá se ele merece mais destaque, um desdobramento, uma série, uma adaptação para outro formato etc.

Esse tipo de informação lhe dará subsídios para tomadas de decisão e se necessário dados para adaptar estratégias sobre o que você está criando e promovendo.

Dicas de ferramentas para promover conteúdos na internet

Além do que já foi dito neste artigo, você ainda conta com a tecnologia para lhe auxiliar no desenvolvimento, promoção e controle de resultados dos conteúdos da sua empresa.

  • Ferramentas de gestão de redes sociais – Etus, mLabs e Hootsuite
  • Ferramentas de email marketing – MailChim, Get Response, HubSpot
  • Ferramentas de Funil de Vendas – Funil de Venda, HubSpot, Pipdedrive, Pipefy
  • Botões para gravar o conteúdo como do Pinterest ou Image Sharer
  • Botões de compartilhamento de conteúdos
  • Links relacionados – outros conteúdos e canais
  • Ferramentas de captura de emails
  • Ferramentas de Feed RSS
  • Ferramentas de busca de influenciadores – Buzzsumo, Airfluencers

Bom, agora que você sabe o que fazer para promover seu conteúdo na internet, mãos à obra.

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