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Campanhas de email marketing ainda funcionam?

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Definitivamente sim. O email é uma das formas mais eficazes de manter sua network ativa. O email marketing, para quem não sabe, aproveita todos os pontos fortes dessa metodologia para estreitar relacionamentos com pessoas que mostram interesse por aquilo que você faz ou vende.

O que é preciso para realizar uma campanha dessas?

1. Escolha uma boa ferramenta para administrar suas listas de contatos e suas peças de e-mails que serão enviadas para cada tipo de cliente.

Existem muitas opções no mercado:

  • Mailchimp
  • Hubspot
  • Aweber
  • Campaing Monitor
  • Constant Contact
  • Emma Mail
  • Get Response

2. Invista o tempo necessário para formatar listas funcionais e bem segmentadas.

Esse é um dos principais fatores que tornam a sua campanha um sucesso ou um desastre. Ter uma lista bem organizada, com dados verificados, segmentada corretamente organizando seus contatos por perfil de consumo e interesses, faz com que você entregue o conteúdo certo à pessoa certa.

Importante: nada de comprar listas com milhares de contatos. SPAM não é bom para o seu cliente e muito menos para você, que pode ter seu domínio bloqueado por servidores.

Aposte na criação da sua própria lista. Sim, pode demorar um pouco, mas em ações de email marketing qualidade é infinitamente mais importante que quantidade.

3. Gere conteúdos relevantes para cada tipo de cliente.

Após ter organizado o seu público em listas por interesse, é hora de gerar conteúdos relevantes para esses públicos. Ou seja, identifique as dores do seu cliente, as informações que podem realmente ajudá-lo, analise os diferenciais do seu produto ou serviço, e caso haja uma real conexão entre eles, apresente esses benefícios.

Atenção em alguns pontos

1. Criatividade no campo “assunto” é fundamental para uma boa taxa de abertura de e-mails.

O que você está oferecendo para as pessoas? O que você pode fazer para ajudá-las? Por qual motivo elas devem clicar no seu e-mail? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de escrever o texto “assunto” do seu e-mail.  

Nesse caso, tente descontrair, gerar curiosidade, aplique algum gatilho mental que seduza o destinatário. Palavras como “grátis, novo, comprovado, fácil, segredo, mais, sim, nunca, imagine, instantâneo e você” costumam aumentar as taxas de abertura dos e-mails. Além disso, se possível, insira a variável com o nome da pessoa no “assunto” do e-mail – isso é bem eficaz.

2. Comprar listas de e-mails é uma furada.

Adote uma política antispam muito clara e rigorosa e comece a criar as suas próprias listas de e-mails. Demonstre seriedade no envio das campanhas para os seus contatos. Jamais venda sua base de dados para outras empresas.

3. O resultado não é imediato. Tenha paciência.

Mesmo que o seu cronograma esteja bem definido, com temas organizados cuidadosamente, pode ser que naquele dia a sua lista não dê a resposta esperada, mas o importante é manter sempre a relevância do material enviado. Em muitos casos, campanhas enviadas há dias e até depois de algumas semanas, quando você menos espera, converte-se em um novo negócio. E isso pode acontecer simplesmente pelo fato de que no momento do envio, não era conveniente para aquela pessoa, apenas isso. Lembrando ainda que há questões de sazonalidade, principalmente para empresas que atendem grandes regiões.

4. O ROI de email marketing pode ser muito alto.

Respeitando as boas práticas desde a criação da sua lista de contatos até os envios das campanhas, o ROI – Return On Investment de email marketing tem tudo para se configurar como um dos melhores investimentos dentre as suas ferramentas de tráfego. Mesmo que você execute ações dando benefícios ou descontos, por exemplo, em troca do e-mail do visitante do seu site, as campanhas de email marketing ainda terão, ao longo do tempo, um custo-benefício muito maior do que qualquer outra mídia.

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